Relação entre Glutamina, aminoácidos de cadeira ramificada e metabolismo protéico.

  • BCAA’s e Glutamina para melhorar a recuperação dos exercícios;
  • BCAA’s participam da síntese de Glutamina;
  • Glutamina / Alanina diminuem a quebra de proteínas.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s – valina, isoleucina e leucina) são a maior fonte para síntese de Glutamina e Alanina no músculo. Síntese de Glutamina, Alanina e BCAA’s é ativada em doenças críticas. O uso de Glutamina excede muitas vezes a quantidade sintetizada, resultando na falta de Glutamina suficiente no sangue e tecidos. Na doença, estresse extremo e over-training, a ressíntese de BCAA através de Cetoácidos de cadeia ramificada é ativada.

O BCAA liberado na circulação pode ser usado para síntese protéica ou síntese de Alanina e Glutamina. Infusão de Glutamina e/ou Alanina tem um efeito inibidor da quebra de proteínas e diminuição do catabolismo de BCAA. Diminuição na quebra de proteínas também foi observada quando a síntese de Glutamina foi ativada por infusão de Amônia.

Conclusão: Alguns efeitos favoráveis da suplementação de BCAA pode ser explicado pelo seu papel na síntese de Glutamina e outros efeitos positivos da Glutamina exógena (suplemento) pode ser explicado pelo seu efeito no metabolismo dos BCAA’s.

Hole, M. Relations between glutamine, branched chain-amino acids, and protein metabolism. Int. J. App. Basic Nutr. Sci. Vol. 18, pp. 130-133, 2002.

Publicações Recentes