Conheça alguns alimentos que contribuem para o ganho de músculos

Hoje, não há mais desculpas para o uso de esteroides anabólicos, os famosos anabolizantes, aqueles hormônios sintéticos utilizados para o crescimento rápido de massa muscular: os danos à saúde são conhecidos por todos. Mas poucos sabem que existem alimentos naturais que podem proporcionar o ganho de músculos sem os perigosos efeitos colaterais.

Mas o primeiro passo é, com a ajuda de um profissional, montar um programa alimentar baseado em sua própria meta, decidindo qual será o horário e duração dos treinos, por exemplo.

Aveia, azeite de oliva, castanhas, vegetais coloridos, uva roxa e frutas cítricas são alimentos ricos em antioxidantes, cuja função é combater os radicais livres em excesso no organismo.

Alimentos ricos em proteínas, como as carnes brancas, proporcionam o ganho de massa magra, assim como o equilíbrio entre carboidratos, gorduras e proteínas.

Durante os exercícios, a pessoa gasta muita caloria, que precisa ser reposta, e é aí que entram alimentos com alto índice glicêmico, como o açaí. Arroz, macarrão, pão e cereais são carboidratos que completam o valor calórico, fornecem fibras e preservam a massa magra. Até o caldo de cana pode ser consumido, já que é rico em carboidratos, ferro e vitaminas.

Quinua e amaranto são importantes por levarem aminoácidos ao organismo, enquanto a linhaça e os peixes fornecem ômega-3. A banana também é essencial não apenas pelo potássio, mas porque hidrata e repõe os minerais perdidos durante as atividades físicas. Bebidas isotônicas e a água de coco também têm essa função de reposição.

Essas são apenas algumas dicas de alimentos que podem colaborar para a hipertrofia sem utilizar métodos que põem em risco sua saúde.

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