Doença afeta mais as mulheres que chegaram à menopausa

O ômega-3 já era conhecido por proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo, como reforçar o sistema imunológico, afastar doenças autoimunes e agir como um anti-inflamatório natural, além, é claro, de proteger o coração. Agora, cientistas da Universidade do Texas (Estados Unidos) concluíram que esse ácido graxo também pode combater a osteoporose.

A doença que provoca o desgaste dos ossos atinge principalmente as mulheres que chegam à menopausa, quando acontece uma queda na produção do estrogênio, o hormônio feminino que ajuda o esqueleto na reposição dos minerais perdidos diariamente.

A pesquisa mostrou que o ômega-3 inibe a função dos osteoclastos, células que, em desequilíbrio, absorvem o material ósseo, deixando o material poroso e aumentando a possibilidade de fraturas.

Peixes, frutos do mar, vegetais como brócolis e espinafre e sementes de linhaça são grandes fornecedores do ômega-3, então passe a adotá-los em seu cardápio. Há suplementos alimentares que também oferecem esse ácido graxo.

Vale lembrar que apesar de em menor número, homens também são afetados pela osteoporose.

Publicações Recentes