Os triglicerídeos de cadeia média são absorvidos mais rapidamente pelo organismo

A gordura é considerada uma das grandes vilãs da saúde e da estética. Combinada com modos de vidas prejudiciais, como o sedentarismo, o tabagismo e os maus hábitos alimentares, uma dieta rica em gordura saturada é uma das principais causadoras das doenças cardiovasculares.

Porém, existe uma categoria de gordura extremamente benéfica à saúde. São os MCTs (triglicerídeo de cadeia média), absorvidos muito rapidamente pelo organismo, como se fossem um carboidrato, enquanto os óleos e gorduras comuns têm ácidos graxos de cadeia longa e necessitam de modificação pela bile para a absorção no organismo.

Por estimular a termogênese, os MCTs não provocam o aumento de peso e são uma ótima fonte de energia rápida. Por também fornecer efeitos que poupam a massa muscular, fisiculturistas têm adotado esse tipo de triglicerídeo, assim como atletas que buscam resistência em exercícios e competições de endurance.

Além da perda de peso, já que aceleram o metabolismo e queimam gordura branca, os MCTs também têm ações antibacterianas, antifúngicas e antiviróticas. É possível consumir esse tipo benéfico de gordura por meio de suplementos alimentares, mas não se esqueça de incluir em sua dieta outros ácidos graxos como os ômega-3 e ômega-6.

Publicações Recentes